Menu principal:
SUSPENSÃO
O sistema de suspensão tem uma função importantíssima no automóvel. É ela que absorve por meio dos seus componentes todas as irregularidades do solo e não permite que trancos e solavancos cheguem até os usuários. Também é responsável pela estabilidade do automóvel.
Os principais componentes do sistema de suspensão são:
• Molas;
• Amortecedores;
• Barras estabilizadoras;
• Pinos esféricos (pivôs);
• Bandejas de suspensão;
• Buchas, coxins, batentes e outros provenientes de borracha.
Sem as molas e os amortecedores que permitem a movimentação controlada do sistema, o desconforto seria muito grande, principalmente em pisos irregulares. Isso sem falar na vida útil do veículo, que diminuiria muito com os fortes impactos sofridos.
No automóvel podem vir a causar trincas na sua estrutura, que praticamente comprometeria todo o veículo. Outro problema seria aqueles incômodos ruídos do painel do automóvel, que com a vibração e os impactos sofridos, aumentariam em muito.
Molas e amortecedores trabalham em conjunto. A mola absorve os impactos sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram a sua distensão brusca, evitando oscilações no veículo.
O trabalho contínuo do amortecedor provoca o seu desgaste como em qualquer outra peça. Sendo assim, quando a vida útil do amortecedor terminar, troque-
Sinais de vazamento e excesso de oscilações no veículo indicam que os amortecedores já estão vencidos.
Quando for fazer uma troca de amortecedores, utilize sempre novos. Jamais coloque um amortecedor "recondicionado" no seu veículo.
A CEZAUTO tem uma equipe altamente qualificada para avaliar, diagnosticar e reparar os componentes da suspensão do seu carro.